Inicio     /     Artigos    /     Entenda o estrabismo

Artigos

Entenda o estrabismo

Entenda o estrabismo

O estrabismo é o desalinhamento dos olhos, por um desequilíbrio nos músculos que fazem a movimentação sincronizada dos olhos, o que faz com que a linha de visão de um dos olhos, não aponte para a mesma direção que o outro olho. Seis sãos os músculos em cada olho que controlam os seus movimentos, e todos devem estar em harmonia.

Causas

O estrabismo pode se manifestar no nascimento, ou ao longo da vida; de forma insidiosa ou aguda, causando vários sintomas como diplopia (visão dupla), cansaço ou dificuldade visual, e dor de cabeça.

Os seis pares de músculos comandados pelos nervos cranianos que, por sua vez, estão conectados ao sistema nervoso central, precisam agir em perfeito equilíbrio e sincronia para que os olhos permaneçam alinhados.

Alguns fatores podem comprometer esse funcionamento harmônico e provocar o estrabismo. Entre as causas prováveis, destacam-se: grau elevado de hipermetropia, que obriga forçar a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão (endotropia acomodativa), baixa visão em um dos olhos (tumores, glaucoma congênito), doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, traumas), doenças genéticas (síndrome de Down), oculares (catarata congênita), infecciosas (meningite, encefalite), da tireoide, diabetes e hereditariedade.

Tipos

Os tipos mais comuns de estrabismo são:

  • Esotropia (ou convergente) quando ambos os olhos se movem para dentro;
  • Exotropia (ou divergente), com os olhos desviados para fora;
  • Hipo ou Hipertropia (ou vertical), quando os olhos estão desviados para baixo ou para cima.


Estrabismo na infância

Até os 4 meses de idade, pequenos desvios nos olhos dos bebês são normais, isso porque os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros. Porém, se o estrabismo for acentuado, ou se prolongar além dos 6 meses de idade, ele deve ser investigado.

O diagnóstico precoce é essencial, porque pode prevenir causas de perda de visão definitiva. A ambliopia é a falta de desenvolvimento da visão de um dos olhos, porque o cérebro suprime a imagem desfocada do olho que sofreu o desvio. A criança portadora de estrabismo necessita de tratamento o mais brevemente possível.

Tratamento

O tratamento depende da causa e das características do estrabismo:

  • Óculos de grau ou lentes de contato;
  • Uso de oclusores (tampões), para estimular o olho fraco;
  • Exercícios ortópticos;
  • Cirurgias;


Existem oftalmologistas especializados no tratamento desse sério problema. Ao aparecerem os primeiros sinais e sintomas, procure o especialista.

 

COMPARTILHAR