Inicio     /     Artigos    /     Presbiopia: fatores e tratamento

Artigos

Presbiopia: fatores e tratamento


Presbiopia: fatores e tratamento

Conhecida também como “Vista Cansada”, a Presbiopia é um problema ocular que se caracteriza pela piora da visão, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focar objetos muito próximos, como na leitura de um jornal, por exemplo.

Causas da Presbiopia

A Presbiopia acontece com o avanço da idade, pois é um processo natural de envelhecimento do corpo, em geral inciando aos 40/45 anos de idade. Vale informar que todas as pessoas serão afetadas até os 50 anos. Como o cristalino é movido pelos músculos ciliares, esses músculos ao longo do tempo começam a funcionar não tão bem. Com isso, o cristalino, que se assemelha a uma lente, não consegue focalizar a imagem como antes. Dessa forma, a visão de perto fica prejudicada.

Alguns fatores de risco

• Idade das pessoas, já que até os 50 anos, todas apresentarão algum grau do problema.
• Algumas condições de saúde como diabetes, anemia, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla podem ocasionar precocemente a presbiopia, antes mesmos dos 40 anos.
• Medicamentos como diuréticos, antidepressivos e anti-histamínicos podem aumentar as chances de presbiopia precoce.
• Estão mais predispostas também, quem já realizou cirurgia intraocular, pessoas com dieta não balanceada e mulheres.

Sintomas

Necessidade de afastar algo que se está lendo. Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas. Visão borrada ao ler alguma coisa na distância normal. Necessidade de mais luz ao praticar atividades que envolvem a visão de perto. Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que motivam a visão de perto.

Como corrigir

A primeira coisa que você deve fazer ao sentir algum sintoma, é procurar um oftalmologista. Só ele poderá fazer o diagnóstico e lhe dizer se realmente o que você possui é Presbiopia, já que outros problemas também possuem sintomas parecidos. Partindo do princípio que você está com presbiopia, as opções para corrigir são:
• Óculos só para leitura
• Lentes de contato para Presbiopia
• Cirurgia

O importante é você não se abalar com a presbiopia, já que todos nós passaremos por isso. Então, o melhor a fazer é consultar com o seu oftalmologista, caso esteja com em torno de 40 anos, e tomar as medidas para que este problema seja resolvido da melhor maneira e você tenha uma saúde ocular da melhor maneira.

COMPARTILHAR