Inicio     /     Artigos    /     Colesterol alto pode prejudicar a visão

Artigos

Colesterol alto pode prejudicar a visão

Colesterol alto pode prejudicar a visão

O colesterol é primordial para o funcionamento do corpo humano, porém quando o chamado colesterol “ruim” (LDL) está alto, ele pode trazer muitas consequências negativas para a nossa saúde, inclusive para a saúde dos nossos olhos. O excesso deste colesterol entope as pequenas artérias de todos os órgãos, causando prejuízos enormes e silenciosos.

No olho, este entupimento pode levar ao fechamento de arteríolas - pequenos vasos sanguíneos - causando a falta de irrigação do sangue em uma região da retina. O resultado disso é o sofrimento das células desta área, causando perda transitória da visão ou, ainda, irreversível. A perda de visão irreversível pode acontecer caso a mácula - região do centro da retina responsável pela visão nítida - seja atingida. Neste caso, o paciente fica apenas com a visão periférica no olho atingido.

Exames de rotina realizados com um médico oftalmologista podem conseguir identificar sinais de que o colesterol ruim do paciente está alto. O colesterol pode ficar depositado nos cantos internos das pálpebras superiores e inferiores, levando a uma alteração estética, com placas de cor amarelada, que são chamadas de xantelasmas. Na córnea, o colesterol pode acabar depositado na periferia formando um círculo brilhante de coloração branco azulada, chamado de Halo Cerático. Neste caso, não há prejuízo visual, mas a córnea fica esteticamente alterada.

Outra forma de observar a influência do colesterol alto nos olhos é através do exame de fundo de olho, realizado com a pupila dilatada. Neste exame, é possível observar no vítreo (gelatina que temos dentro do olho) cristais de colesterol, chamados de Sínquise Cintilante ou Colesterolosis bulbi. Em grande parte dos casos, essa alteração também não atrapalha o desempenho visual, mas é um forte indício de que a pessoa tem excesso de colesterol ruim no seu organismo.

Caso seja observada alguma dessas alterações nos olhos, durante os exames oftalmológicos, é importante a realização de um check-up completo. Na visão, o colesterol alto pode trazer danos irreversíveis em áreas onde já houve sofrimento e morte celular. Por isso, a prevenção é importante. Mudar o estilo de vida, com a realização de atividade físicas regulares e mantendo uma alimentação saudável, pode aumentar o nível HDL (“colesterol bom”) que ajudará a diminuir o excesso de colesterol ruim nas artérias, evitando seu entupimento.


O colesterol alto, muitas vezes é silencioso, os sintomas podem demorar décadas para aparecer. Uma criança que não tem estilo de vida saudável, por exemplo, pode apresentar as consequências somente na vida adulta. Então, como dicas, temos:

-    fazer atividade física aeróbica (aumenta os níveis de HDL); 
-    Ingerir alimentos com fibras solúveis (exemplo: aveia, farinha de linhaça, leguminosos);
-    Consumir alimentos com fitoesteróis (amêndoas, nozes, óleos vegetais, abacate);
-    Ter uma alimentação rica em antioxidantes contendo: selênio (oleaginosas, castanhas) | vitamina C (frutas cítricas) | vitamina E (óleos vegetais benéficos - exemplo: o abacate e o azeite de oliva) | flavonóides: chá verde e cenoura;
-    Diminuir o consumo de alimentos com gordura animal, que é gordura saturada (carnes, aves, embutidos, leite e derivados);
-    Ingerir alimentos in natura e minimamente processado.


Quais os problemas que o colesterol alto pode trazer para visão?

O colesterol é primordial para o funcionamento do corpo humano, porém quando ele está alto, especialmente o LDL (colesterol “ruim), isso pode trazer muitas consequências negativas para a nossa saúde, incluindo para a saúde dos nossos olhos. O excesso deste colesterol entope as pequenas artérias de todos os órgãos, causando prejuízos enormes e silenciosos. No olho, este entupimento pode levar à oclusão de uma pequena arteríola causando falta de irrigação sanguínea em uma região da retina que leva ao sofrimentos das células desta área. Dependendo da região atingida, pode trazer perda transitória da visão, mas se atingir por exemplo a mácula, pode haver perda irreversível da visão. 

Pode causar alguma doença mais grave ou até mesmo levar à cegueira?


Pode sim levar à cegueira quando atinge a mácula. Se essa área ficar sem irrigação sanguínea, levando a uma isquemia. A mácula é a região do centro da retina responsável pela visão nítida. Atingindo essa região, o paciente ficará no olho atingido apenas com a visão periférica. 

Baixar o colesterol pode reverter a situação?

Neste caso, onde já houve sofrimento e morte celular não haverá reversão da perda visual. Por isso, a prevenção é a melhor orientação a ser dada aos nossos pacientes. A mudança no estilo de vida com atividades físicas regulares e uma alimentação saudável, pode aumentar o nível HDL (“colesterol bom”). Este colesterol ajuda a diminuir o excesso de colesterol ruim nas artérias, evitando seu entupimento.

Algum exame ocular consegue detectar o colesterol alto?

O médico oftalmologista num exame oftalmológico de rotina pode suspeitar que o paciente tem colesterol alto. O colesterol alto pode ser depositado nos cantos internos das pálpebras superiores e inferiores, levando a uma alteração estética com placas de cor amarelada chamadas xantelasmas. Na córnea, o colesterol pode ser depositado na sua periferia formando um halo de coloração branco azulada, o que chamamos de Halo Cerático. Neste caso, não há prejuízo visual, apenas esteticamente a córnea fica alterada.

No exame de fundo de olho com a pupila dilatada, também podemos observar no vítreo (gelatina que temos dentro do olho) cristais de colesterol, o que chamamos de Sínquise Cintilante ou Colesterolosis bulbi. Na maioria das vezes, também não atrapalha o desempenho visual, mas é um forte indício que a pessoa tem excesso de colesterol no seu organismo. Todas essas alterações têm a possibilidade do paciente ter seu nível de colesterol alterado no exame de sangue. O que serve de alerta para fazer um check-up da saúde como um todo.  

Quais as dicas para quem tem colesterol alto e já está prejudicando a visão?

O colesterol alto pode ter causa genética onde existe o aumento da produção do colesterol pelo fígado. Neste caso, o tratamento deverá ser medicamentoso. Também pode ser devido a fatores externos como uma má alimentação, obesidade e sedentarismo, tabagismo. O mais importante é mudar seu estilo de vida. As alterações assintomáticas e silenciosas e podem durar décadas para apresentar algum sintoma. Uma criança que não estilo de vida saudável poderá apresentar as consequências somente na vida adulta. Então, como dicas, temos:

-    fazer atividade física aeróbica (aumenta os níveis de HDL) 
-    Ingestão de alimentos com fibras solúveis (exemplo: aveia, farinha de linhaça, leguminosos)
-    Consumo de alimentos com fitoesteróis (amêndoas, nozes, óleos vegetais, abacate)
-    Alimentação rica em antioxidantes contendo selênio (oleaginosas, castanhas) | Vitamina C (frutas cítricas) | Vitamina E (óleos vegetais benéficos - exemplo: o abacate e o azeite de oliva) | Flavonoides: chá verde e cenoura.
-    Diminuição de alimentos com gordura animal, que é gordura saturada (carnes, aves, embutidos, leite e derivados)
-    Ingestão de alimentos in natura e minimamente processado

O olho dá algum sinal de colesterol alto?

Sim. O Xantelasma, o Halo Cerático e Sínquise Cintilante dão indícios que o paciente pode ter colesterol alto (LDL Colesterol).

Por: Dra. Vanessa Amorim de Lacerda






COMPARTILHAR