Inicio     /     Artigos    /     Glaucoma: uma doença responsável pelas principais causas de cegueira no mundo

Artigos

Glaucoma: uma doença responsável pelas principais causas de cegueira no mundo

Glaucoma: uma doença responsável pelas principais causas de cegueira no mundo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, perdendo apenas para a catarata. Uma doença silenciosa, que toma uma proporção ainda maior quando números são revelados: ela atinge cerca de 65 milhões de pessoas no mundo, sendo responsável por 4,5 milhões de ocorrências de perda total de visão, segundo dados da Associação Mundial do Glaucoma.
 
Dia 26 de maio é marcado em todo o país pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. No Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.

Mas afinal o que é o glaucoma?
É uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. A lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por um médico oftalmologista, durante a consulta, que avalia a pressão ocular e a chamada “escavação do nervo óptico”. Havendo necessidade por suspeita da doença, o paciente é encaminhado para exames complementares à consulta que são: campimetria, retinografia (documentação fotográfica do nervo óptico) e paquimetria (avaliação da espessura corneana).

Como prevenir?
Para ajudar no combate ao glaucoma, é importante consultar periodicamente o médico oftalmologista, visto que a doença, na forma mais comum, não tem sintomas percebíveis pelo paciente.

Qualquer pessoa pode ter glaucoma, mas o mais comum em pessoas acima dos 40 anos é o glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto. Tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

Qual o tratamento?
O tratamento é feito com colírios para baixar a pressão ocular. Quando isso não é mais suficiente é indicado tratamento cirúrgico.

A forma mais comum do glaucoma não tem cura, mas sim tratamento ao longo da vida. Alguns tipos de glaucoma que são secundários (causado principalmente pelo uso de medicamentos, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas) podem ter cura.

COMPARTILHAR