Inicio     /     Artigos    /     MITO OU VERDADE: Há uma epidemia de miopia no mundo?

Artigos

MITO OU VERDADE: Há uma epidemia de miopia no mundo?

MITO OU VERDADE:  Há uma epidemia de miopia no mundo?

A frequência dos casos de miopia está aumentando em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2020, 35% da população será míope e em 2050, este número passará de 50%. Atualmente, em países do sudoeste asiático, cerca de 90% da população já é míope. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 35 milhões de pessoas são míopes.

Mas afinal, o que é miopia?
É um distúrbio visual que está relacionado com um aumento do tamanho do olho. Além disso, a imagem projetada pelas lentes oculares, como a córnea e o cristalino, forma-se a frente da retina, com isto a imagem fica desfocada para longe e boa para perto. Raramente, a miopia pode ser causada por um aumento da curvatura da córnea e do cristalino.

Até alguns anos atrás, acreditava-se que a miopia era causada somente por fatores genéticos, aparecendo entre a infância e adolescência. No entanto, a mudança de hábitos diários parece estar fortemente relacionada com o aumento do número de casos de miopia no mundo, em especial ao uso prolongado de smartphones, tablets e computadores, que se iniciam cada vez mais precocemente.

A causa desta mudança estaria relacionada com a diminuição da produção de dopamina, um hormônio natural que ajuda a controlar o tamanho do olho. Além disso, a melatonina, o hormônio do sono, também é importante para manter o tamanho do olho. Desta forma, uma alteração do ciclo do sono, com desrespeito do ciclo circadiano (de dia e noite, luz e escuro) também pode estar relacionada com o aparecimento da miopia.

Tem como prevenir a miopia?
Infelizmente os casos genéticos não tem prevenção. Mas estima-se que mudanças nos hábitos, com uma diminuição da exposição aos dispositivos eletrônicos e retardo no seu uso pelas crianças podem evitar o surgimento de novos casos e também diminuir a progressão naqueles que tem uma tendência genética.

Existe remédio para tratar a miopia?
Estudos realizados utilizando um colírio com baixa concentração de atropina em crianças com miopia, tem mostrado uma capacidade de diminuir a progressão do distúrbio durante o período de uso. No entanto, haveria um rebote com um aumento acentuado do grau após a interrupção do tratamento. É um tema atual e vários estudos estão sendo realizados.

O que pode ser feito para prevenir?
Algumas atitudes podem ser tomadas para reduzir as chances de miopia nas crianças:
- Estimule brincadeiras e atividades ao ar livre. Uma hora por dia é o mínimo recomendado para evitar a miopia.
- Limite o uso de aparelhos como smartphones, tablets e televisores. A Academia Americana de Pediatria chega a estipular o tempo de exposição ideal para o início da infância. Segundo a entidade, bebês não devem ter contato com eletrônicos. Para crianças de dois a cinco anos, a entidade recomenda no máximo uma hora por dia em frente à tela.
- Ensine as crianças a não usar os aparelhos eletrônicos antes de dormir. Eles devem ser desligados pelo menos uma hora antes de deitar na cama.
- Não instale equipamentos como televisão e computador no quarto da criança e não permita que ela durma com tablet ou smartphone por perto.

Resposta: VERDADE!

Artigo escrito por: Dr. Astor Grumann Junior

COMPARTILHAR