Inicio     /     Artigos    /     Oftalmologista: quando procurar por atendimento?

Artigos

Oftalmologista: quando procurar por atendimento?

Oftalmologista: quando procurar por atendimento?

No dia 7 de maio é comemorado o Dia do Médico Oftalmologista. Profissional responsável por avaliar e tratar as doenças relacionadas à visão. Mas, existe uma dúvida muito comum entre os pacientes: afinal, por que e quando procurar um oftalmologista?

Ir até o consultório do oftalmologista com frequência é importante para prevenir diversas doenças oculares. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados e tratados. Outros problemas de visão, como a miopia, astigmatismo e a hipermetropia, quando descobertos no início, podem ser corrigidos e controlados. Por esses motivos, é importante procurar um oftalmologista mesmo sem apresentar sintomas.

Agora, quando a pessoa perceber a visão embaçada, dor nos olhos ou quando tiver alguma secreção insistente ou alteração visual que não melhora, o momento de procurar o oftalmologista já chegou. Em algumas fases específicas da vida também é preciso estar atento:

- Infância
O primeiro exame da criança é realizado ainda na maternidade - o Teste do Olhinho. O procedimento identifica se os dois olhos são iguais, se brilham de forma similar, avalia se o bebê tem catarata congênita. Se forem detectadas alterações, é necessário iniciar o acompanhamento oftalmológico.

A segunda visita ao oftalmologista deve ser feita até os três anos de idade. Momento em que é possível examinar melhor e que a criança pode expressar melhor as dificuldades visuais. Se nada for diagnosticado e se a criança não tiver sintomas, a próxima consulta pode acontecer aos sete anos. Depois, um novo retorno é recomendado aos 12 anos.

No entanto, se a criança já apresentar problemas visuais, como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou estrabismo, por exemplo, ela deve ir ao oftalmologista semestralmente. Isso porque ela está em fase de crescimento e pode haver necessidade de adequação dos óculos.

- Fase adulta
Antes de completar 18 anos e realizar os testes para fazer a carteira de motorista, o adolescente deve procurar um oftalmologista.

Se a pessoa não tiver diabete, nem pressão alta, nem alteração no colesterol, o indicado é que procure o médico uma vez por ano. Caso surjam sintomas como visão turva, perda da visão central ou localizada em outra região, ou dificuldade para enxergar à noite, é importante procurar atendimento com o oftalmologista para avaliações específicas.

Após os 40 anos é preciso estar mais atento. É importante manter a visita ao consultório anualmente, já que nessa fase podem surgir alterações na visão devido ao avanço da idade, como presbiopia, conhecida como vista cansada, e o glaucoma.

- Terceira idade
Se a pessoa estiver bem de saúde - sem diabete, colesterol alterado, pressão alta etc - pode continuar procurando orientações anualmente como forma de prevenção. Agora, se já tiver esses agravos, é interessante que a visita ao oftalmologista aconteça semestralmente, já que após os 60 anos, é possível que piorem as dificuldades para enxergar e podem surgir alterações degenerativas dos olhos, como catarata e degeneração macular, que devem ser tratadas corretamente para evitar a cegueira.

COMPARTILHAR