Inicio     /     Artigos    /     Abril Marrom: mês dedicado à prevenção da saúde visual

Artigos

Abril Marrom: mês dedicado à prevenção da saúde visual

Abril Marrom: mês dedicado à prevenção da saúde visual

Estilo de vida saudável, diagnóstico precoce e tratamento adequado. São alguns dos fatores que ajudam na manutenção da saúde ocular. Nessa lista entram ainda a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e visitas regulares ao oftalmologista. Tudo isso é fundamental para que o paciente possa manter uma boa visão. Esse é o alerta do Abril Marrom, que desde 2016, chama atenção para a prevenção da saúde visual e para o combate às diversas causas de cegueira.

A cor marrom foi escolhida porque representa a cor da íris (parte colorida do olho) da maioria dos brasileiros. E é essa parte do órgão responsável por controlar os níveis de luz que entram nos olhos.

A Organização Mundial da Saúde diz que 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. Já o Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima um aumento significativo da cegueira e dos problemas de visão, até 2020, em função de fatores ligados aos hábitos cotidianos e doenças crônicas.

Problemas
Alguns casos de cegueira podem ser reversíveis e tratáveis. Para isso, é fundamental diagnóstico precoce e tratamento correto para a manutenção da saúde dos olhos. Entre as principais causas da cegueira em adultos estão:
 
- Catarata: opacificação da lente atrás da íris, conhecida como cristalino. Ele se torna opaco e impede a passagem de luz, comprometendo a visão, que se torna embaçada. Se a doença estiver mais avançada, o paciente passa a enxergar vultos, podendo evoluir para cegueira.

- Glaucoma: tem origem no dano ao nervo óptico, com lesão irreversível das fibras nervosas que leva a perda da visão. O problema pode ser causado devido ao aumento da pressão ocular ou pela alteração do fluxo sanguíneo no nervo óptico.

- Edema Macular Diabético (EMD): tem como característica o acúmulo de líquido na região central da retina, devido ao aumento (a longo prazo) dos níveis de açúcar no sangue, ocasionando a perda de acuidade visual de forma progressiva.

- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): ocorre a deterioração da mácula (região central da retina) devido ao envelhecimento e outros fatores predisponentes. Há diminuição da visão com a presença de mancha central no campo de leitura.

Prevenção
As visitas regulares ao oftalmologista são necessárias, importantes e determinantes na saúde visual. Fique atento a qualquer sinal de irritação, ardência ou coceira frequentes. Dores de cabeça ou alguma dificuldade para enxergar, vista embaçada, por exemplo, também são sinais de que você pode precisar de uma consulta.

Porém, mesmo que você não apresente nenhum desses sintomas, é essencial ir ao médico dos olhos pelo menos uma vez por ano. O acompanhamento regular é necessário porque algumas doenças não são percebidas em fase inicial. Portanto, a única maneira de saber se a sua visão realmente está em dia é por meio de uma consulta e de exames feitos pelo oftalmologista.


COMPARTILHAR