Inicio     /     Artigos    /     Manuseio e cuidados com suas lentes de contato

Artigos

Manuseio e cuidados com suas lentes de contato

Manuseio e cuidados com suas lentes de contato

As lentes de contato merecem atenção e cuidados contra infecções e contaminação no manuseio do dia a dia. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), cerca de 2,5 milhões de brasileiros usam películas corretivas, responsáveis por corrigir irregularidades na visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Porém, manter a higiene correta das lentes e respeitar o prazo de validade reduz o risco de infecções, já que elas sofrem interferências de fatores fisiológicos, como a lágrima, e fatores ambientais, como a poluição.

Limpeza da lente

Antes e depois do uso as lentes devem ser higienizadas. Desta forma, micro-organismos entram em contato com os olhos, afastando a possibilidade de infecções oculares. Mas para manusear as lentes, é obrigatório que as mãos estejam limpas, lavadas com água e sabão. Não lave as lentes com água da torneira. Soro fisiológico use só em último caso. Use solução multipropósito, pois ela limpa, remove proteínas, desinfeta, conserva o estojo e hidrata as lentes. Além disso, você deve lavar e secar bem o estojo onde as lentes são guardadas, e usar soluções de limpeza adequado.

Limpeza do estojo

• Lave seu estojo com a mesma solução das lentes.
• Para tanto, mantenha também a higiene das mãos ao manuseá-lo.
• Em vez de usar uma toalha ou papel, deixei-o secar no ar.
• Por fim, troque seu estojo a cada 3 meses.

Com a chegada do verão, muito cuidado em banhos de mar ou piscina, pois a areia da praia e o cloro da piscina contaminam as lentes e reduzem sua vida útil dele, com possibilidade de infecções e irritação ocular. O uso em demasia das lentes, por mais de 10 horas seguidas também não é recomendado, já que elas deixam o olho seco e irritadiço, devido ao fluxo de oxigênio na córnea.
Outra dica importante: não durma com as lentes e não tire nem um cochilo com elas. Com a oxigenação reduzida e por estar em um ambiente úmido e quente, a lente pode aderir ao globo ocular, sendo de difícil remoção futura, além de poder ocasionar arranhões e cortes no olho.

COMPARTILHAR