Inicio     /     Artigos    /     Como proteger a visão dos danos causados pelos aparelhos eletrônicos?

Artigos

Como proteger a visão dos danos causados pelos aparelhos eletrônicos?

Como proteger a visão dos danos causados pelos aparelhos eletrônicos?

Com o avanço da tecnologia e com o acesso à informação literalmente na palma da mão, cada vez mais as pessoas passam horas utilizando aparelhos eletrônicos. Você certamente conhece alguém que não desgruda do celular ou então que trabalha durante o dia inteiro em frente a uma tela de computador. Celulares, tablets, computadores e todos esses aparelhos digitais entraram para a rotina. A má notícia é que eles podem prejudicar a saúde dos seus olhos.

Fadiga, irritação, sensação de olho seco e até hiperemia ocular (olho vermelho) são reclamações comuns após o uso desses aparelhos. Isso acontece porque o número de piscadas é inconscientemente diminuído e, como consequência, ocorre evaporação do filme lacrimal e o olho torna-se ressecado e a visão turva.

Nos casos onde a cefaleia (dor de cabeça) está associada sempre com uso prolongado dos aparelhos digitais, pode haver um problema refracional e um médico oftalmologista deve ser consultado, pois o uso de óculos pode resolver o problema.

Como se proteger?


Os sintomas podem ser amenizados e muitas vezes prevenidos com algumas alterações no espaço e na rotina de trabalho. Por isso, preste atenção nas seguintes orientações:

• A tela do computador deve estar a pelo menos 45 centímetros afastada dos olhos e ligeiramente abaixo do nível ocular. Se a tela estiver acima da linha de visão, os sintomas serão exacerbados;
• Se estiver trabalhando com um documento impresso, este deve estar próximo à tela, para evitar movimentos de cabeça desnecessários;
• Diminua o contraste da tela. Filtros podem ser utilizados para diminuir a emissão de luz azul;
• Evite iluminação direta sobre a tela, seja natural ou artificial;
• Utilize, preferencialmente uma cadeira ajustável e confortável;
• Utilização de óculos com filtros para a luz azul são recomendáveis;
• O uso de colírios lubrificantes pode minimizar os sintomas;
• Recomenda-se uma pausa de cinco minutos para cada hora de trabalho.

Outro detalhe importante é consultar seu médico oftalmologista regularmente.

E a luz emitida pelos aparelhos?


O efeito imediato do uso desses aparelhos digitais pode resultar nos sintomas descritos acima. Porém, danos mais graves para a saúde dos olhos podem aparecer se os aparelhos forem utilizados por horas constantes e sem o devido cuidado. Isso porque eles emitem uma luz azul que é apontada como a causadora de problemas irreversíveis à visão. É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Toledo, que fica em Ohio, nos Estados Unidos. O trabalho foi publicado recentemente na revista digital Scientifc Reports.

A luz azul, além de compor a luz artificial das telas eletrônicas e das luzes de LED, está presente na luz do dia, produzida pelo sol. Os pesquisadores descobriram que o contato excessivo com luz azul pode levar a uma degeneração macular (desgaste da área central da retina) e, no extremo, a uma perda de visão na área central do olho.

A degeneração macular é a terceira maior causa de cegueira no mundo depois da catarata e glaucoma, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com este novo estudo, os pesquisadores esperam que especialistas comecem a desenvolver novas terapias contra a doença e a criar novos colírios que deem conta do problema.

Artigo escrito por: Dr. Astor Grumann Junior

COMPARTILHAR